Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > Auto-Exame entenda mais…

Auto-Exame entenda mais…

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um dos mais frequentes canceres em todo o mundo.  Ele é também o mais comum em mulheres, sendo que é grande responsável por altas taxas de mortalidade. Apesar deste fator, o câncer de mama possui um ótimo prognóstico quando precocemente detectado. Para tanto, o autoexame é um passo fundamental.

Quando a doença é diagnosticada tardiamente, é bem provável que o câncer já tenha se espalhado para outras regiões do corpo. Entretanto, quando é detectado no começo, muitas medidas podem ser tomadas no sentido de ajudar com a cura.

Relativamente raro em pessoas com idade inferior aos 35 anos, a incidência é frequente nesta faixa etária e cresce progressivamente. Os casos são registrados tanto em países desenvolvidos quanto em subdesenvolvidos, podendo afetar homens e mulheres.

A grande maioria das enfermidades pode ser melhor tratada quando precocemente detectada, portanto, é fundamental realizar exames de rotina e consultar um médico periodicamente. Além disto, um possível câncer de mama, por exemplo, pode ser monitorado relativamente bem à distância, já que o indivíduo consegue facilmente fazer o autoexame em casa. Diante de anormalidades um profissional deve ser imediatamente contatado.

 

Agente causador

As causas do câncer de mama são variadas, sendo que podem ser tanto internas quanto externas. O meio ambiente e os hábitos de vida influem, assim como o social e o cultural. Muitas pessoas já são geneticamente predispostas, no entanto, são as atitudes do cotidiano que mais servem como gatilhos do problema, como, por exemplo, o hábito de fumar.

De uma forma geral, o nome câncer é dado a um conjunto de doenças que possui como principal característica o crescimento indevido e exagerado de células em certas regiões do corpo. Quando este crescimento é na mama, diz-se ser um caso de câncer de mama primária. Quando o câncer se originou em outro local e atingiu a mama, diz-se ser um caso de câncer de mama secundário.

 

O que é o autoexame?

O autoexame é uma medida essencial para a prevenção desta enfermidade. Ele é um procedimento relativamente fácil e rápido que necessita ser feito somente uma vez a cada mês.

Mulheres que ainda menstruam devem aplicar o método, de preferência, depois do fluxo ter terminado. Quando não mais menstruam, é bom marcar um dia todo mês para fazer. O procedimento é simples e pode ser realizado em casa. Através de alguns passos a pessoa consegue localizar ou não a presença de anomalias na região. Caso fique alguma dúvida, um médico deve ser imediatamente contatado.

O passo a passo é bem fácil, no entanto, vale a pena conversar com um profissional e pedir para ele explicar como se faz na primeira vez. Daí em diante, é só repetir o procedimento uma vez todos os meses. Através do autoexame muitas mulheres já foram salvas. Além disto, as complicações são bem menores quando o câncer é precocemente detectado. Realizar este exame é fundamental para a manutenção da saúde.

 

Como fazer o autoexame

A hora do banho é um bom momento para dar início à técnica. Já no chuveiro e com os dedos esticados, movimente-os em torno das mamas procurando a existência de caroços ou de alguma protuberância. É importante também ficar atento a mudanças de textura.

Após isto, coloque a mão embaixo das axilas e, com movimentos em círculos, vá em direção às mamas procurando mais uma vez por caroços e também por locais onde ocorra uma sensação estranha.

Em frente a um espelho coloque os braços para cima e observe se existe variação de tamanho ou de formato muito significativa. Fique de olho nestas características após colocar as mãos na cabeça e depois na cintura, deixando os músculos locais bem flexionados.

Os mamilos e as auréolas também devem ser analisados. É fundamental observar se eles estão alinhados e se há a presença de nódulos ou de alterações na textura e no formato. Aperte-os entre o polegar e o dedo indicar para ver ser sai algum líquido.

Em seguida, a pessoa deve deitar e colocar um travesseiro atrás do ombro direito. O respectivo braço vai atrás da cabeça e a mão esquerda examina a mama direita. O mesmo deve ser feito do outro lado do corpo.

Auto-Exame cancêr de mama

 

Dicas sobre o autoexame

Este procedimento é uma das mais eficazes ferramentas de prevenção ao câncer de mama. Ele precisa ser realizado uma vez por mês por todas as mulheres que estão na faixa dos 20 e poucos anos de idade.

Apesar de poder ser feito em casa, é fundamental que um médico ginecologista também o realize ao menos uma vez por ano no consultório, para que se tenha certeza de que não há nada de errado. A mamografia também precisa ser feita regularmente, portanto, um profissional deve ser consultado com bastante frequência.

A melhor época para fazer o autoexame é logo depois da menstruação. Mulheres que não mais menstruam devem estipular um dia para tanto, de forma a manter uma regularidade.

 

O que fazer em caso de dúvidas

Em caso de suspeitas de que algo vai errado, entre imediatamente em contato com um profissional. Somente ele poderá avaliar corretamente o que está acontecendo e indicar a realização de outros exames para a confirmação ou não do câncer.

O câncer de mama, quando precocemente detectado, possui ótimo prognóstico. Cuidar da saúde é fundamental. Nosso corpo é o que há de mais importante, portanto, ele necessita de todo o cuidado possível.

Não deixe de fazer o autoexame todos os meses. Através destes simples passos uma doença terrível e devastadora pode ser barrada a tempo. O câncer de mama ainda mata muitos homens e mulheres em todo o mundo, principalmente mulheres. Além disto, quando não causa o óbito deixa sequelas irreversíveis. Consulte regularmente um médico e realize exames de rotina, desta forma seu corpo estará sempre cuidado e monitorado.

O tratamento do câncer existe, porém nem sempre é o suficiente. As complicações podem ser imensas, e a morte é uma realidade. Fazer o autoexame é uma obrigação para todos. Adquira este hábito.

Tags: , , , ,

1 Comentário

  1. Obrigado pela informação

Deixe o seu comentário!