Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > ANEMIA | Sintomas, Tratamento e Causas

ANEMIA | Sintomas, Tratamento e Causas

O que é anemia?

A anemia é uma complicação muito comum e que pode ser, entretanto, mal diagnosticada ou mal tratada. O fato é que não se caracteriza como uma doença, e sim como uma condição gerada por uma doença. Seu desenvolvimento pode estar relacionado a uma série de fatores diferentes.

Basicamente é resultado da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue. Estes também são comumente chamados de eritrócitos ou hemácias. O sangue humano é composto, de forma bem simplificada, de plasma e de células. Estas são os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Cada espécie de célula exercer determinadas funções. Talvez, a mais importante desempenhada pelos glóbulos vermelhos seja o transporte do oxigênio para todo o organismo.

Quando o percentual de glóbulos vermelhos cai de forma anormal, o indivíduo pode estar com anemia. Esta é, portanto, resultado de alguma disfunção no organismo que possa estar gerando a redução.  A causa precisa ser descoberta, caso contrário, a anemia será tratada apenas momentaneamente.

Em alguns casos a anemia pode ser aguda, ou seja, resultado de perda súbita de grandes quantidades de sangue, como após acidentes de carro ou cirurgias, por exemplo. Em anemias do tipo crônica, por outro lado, não há perda do volume de sangue, pode ser apenas falta de hemoglobina. Esta é uma molécula portadora de ferro que pertence aos glóbulos vermelhos e é a responsável por transportar o oxigênio pelo corpo humano.

anemia

 

Agente causador

Como a anemia é decorrente da redução de glóbulos vermelhos, pode-se dizer que este é o seu agente causador. Porém, esta redução pode estar relacionada a diversas causas diferentes. Por exemplo, pouca produção de glóbulos vermelhos. Neste caso, precisa-se descobrir o que vem causando esta disfunção na produção. Outro exemplo, destruição dos glóbulos vermelhos pelo próprio organismo. Ou ainda, perda excessiva destas células, através de sangramentos, por exemplo.

Frente às diferentes causas da anemia é preciso uma boa investigação para que haja o diagnóstico correto. Esta pode ser decorrência de um câncer, de algum medicamento que esteja destruindo os glóbulos ou até de alguma infecção na medula óssea, local onde são produzidas.

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Os sinais de anemia são bastante evidentes, entretanto, para o tratamento adequado é preciso que se descubra qual dos diversos fatores podem estar causando esta complicação. Um exame chamado de hemograma é essencial para o correto diagnóstico, através dele é feita a contagem e a medição dos eritrócitos. Já um médico experiente consegue observar através do microscópio o mecanismo que está causando a disfunção, com isto, a anemia pode ser tratada devidamente.

Esta pode ser decorrente, por exemplo, de defeitos genéticos, de carência de vitamina B12, de carência de ferro, de doenças da medula óssea ou de diversas outras doenças como malária, lúpus, leucemias, neoplasias, doenças do fígado e linfomas. Somente após a descoberta da causa é que a anemia será efetivamente tratada. Pessoas com sintomas devem procurar imediatamente por um médico, pois sérios riscos para a saúde estão em jogo.

anemia sintomas

 

Sintomas

Quando estamos diante de casos de anemia aguda alguns sintomas são mais característicos, por exemplo:

Como nestes casos a perda de sangue é súbita, há uma queda considerável da pressão arterial, o que desencadeia estes sintomas. Já em casos de anemia crônica outros sintomas são observados, por exemplo:

  • Cansaço extremo;
  • Palidez cutânea e também nas mucosas;
  • Fraqueza;
  • Tonturas;
  • Falta de memória;
  • Sonolência;
  • Respiração curta;
  • Dores musculares;
  • Falta de ar;
  • Palpitação;
  • Taquicardia.

Este último é provocado devido à sobrecarga no coração, que necessita bater mais rápido para oxigenar todo o organismo. Um sintoma facilmente observável é coloração da conjuntiva, membrana que recobre o interior da pálpebra. Em indivíduos saudáveis esta possui cor vermelha. Já em anêmicos sua coloração é quase idêntica à da pele.

 

Prevenção

Por ser uma complicação que pode ser ocasionada por uma série de doenças, diversas medidas podem ser tomadas com um sentido de prevenção. Anemias geradas por carência nutricional podem ser evitadas através de bons hábitos alimentares, por exemplo. Hábitos corretos de higiene e cuidados com a saúde podem evitar infecções que levem a quadros de anemia. Doenças crônicas precisam ser monitoradas e devidamente tratadas para que não gere complicações de saúde.

Consultas frequentes a um médico especialista e a realização periódica de exames ajudam no monitoramento da saúde e na detecção precoce de doenças. Muitas doenças quando previamente diagnosticadas e tratadas com o devido cuidado não deixam sequelas alguma.

 

Tratamento

Este dependerá do fator desencadeante da anemia, já que ela é uma espécie de sintoma de diversas doenças ou situações. O intuito será elevar a quantidade de glóbulos vermelhos no organismo, para que, com isto, os transtornos decorrentes da anemia sejam aliviados. anemia olhos amarelosAlém de aumentar o nível destas células no sangue, o tratamento precisa atingir a causa do problema. Seja esta genética, relacionada a infecções,    a incorretos hábitos alimentares, a medicamentos diversos ou a disfunções nos próprios glóbulos.

Por exemplo, em casos de anemia aguda, devido a acidentes ou cirurgias, será necessária a reposição do sangue perdido. Em casos de problemas relacionados à alimentação, uma dieta rica em ferro e vitaminas será indicada. Estas substâncias podem ainda serem administradas através de suplementos via oral.

É preciso o correto diagnóstico para que a anemia seja devidamente tratada. Caso contrário, o problema pode ir se arrastando durante anos e provocar sérias complicações. Podendo, facilmente, levar até mesmo à morte. Mantenha sempre bons hábitos alimentares e de saúde. Consulte um médico regularmente para o devido monitoramento do organismo. Diante de quaisquer sinais que se corpo esteja enviando, agende imediatamente uma ida ao médico. Somente ele poderá analisar cada caso e diagnosticar corretamente o que está acontecendo. Uma simples dor de cabeça ou tontura, por exemplo, podem ser sinais de algo muito mais preocupante, como uma anemia ou outras doenças. Portanto, não realize automedicação. O melhor tratamento para a maioria dos problemas de saúde é o bom senso.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

6 comentários em “ANEMIA | Sintomas, Tratamento e Causas

  1. Eu acho que tenho anemia pois quando não como feijão no outro dia me sinto mal fico com a pressão baixa e cansada e com um ruido no houvido como se fosse um motor sinto frio e pareço estar febril, os olhos ardendo e um estado tipo gripal o que é isso me ajudem por favor!

  2. Nao sei se teho amenia pq to mt branca e ñ mestrou fais 2 meiz, e tenho qdo eu se abaxo e alevanto eu vejo umas istrelhinha e me dá uma zonzera e uma aritímia no corazão.

  3. boa tarde ,gostaria de saber se o pano branco tambem´pode ser sinal de anemia,pois já tomei varios remedios para as manchas mais nao somem e eu tenho anemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>