Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > ANCILOSTOMOSE

ANCILOSTOMOSE

O que é ancilostomose?

Também conhecida popularmente como “amarelão”, esta é uma doença provocada por vermes nematódeos da espécie Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Estes se instalam no sistema digestivo dos seres humanos e passam a se alimentar do sangue do hospedeiro.

É frequente que esta doença provoque anemia e sirva de porta de entrada para outras complicações como amenorréia (interrupção da menstruação), transtornos de crescimento e desnutrição profunda. O contágio ocorre através dos ovos eliminados por homens contaminados. Estes podem estar na terra, por exemplo, e quando alguém pisa em uma das larvas é imediatamente contaminado. As larvas são ativas e conseguem penetrar na pele.

Após adentrarem no organismo, estas larvas atingem a circulação sanguínea, passam pelo coração, pelos alvéolos pulmonares e de lá seguem para os brônquios, a traqueia, a faringe e continuam a descer até chegar ao intestino delgado, onde se transformam em adultos. Após haver o acasalamento os ovos são liberados através das fezes. Já no solo os ovos se rompem e as larvas são soltas. Estas estão livres para penetrar na pele de qualquer indivíduo. Locais úmidos e escuros são ideias para mantê-las ativas.

Caso as larvas sejam ingeridas ao invés de penetrarem pela pele, estas alcançam o intestino delgado sem percorrer o caminho mencionado acima. Outros sinônimos desta complicação são “doença do jeca-tatu”, “anemia-dos-mineiros” e “mal-da-terra”.

ancilostomose

 

Agente causador

A ancilostomose é causada por nematelmintos. As espécies parasitárias são Ancylostoma duodenale e Necator americanus. O tamanho destes microrganismos varia em torno de 0,8 a 1,3 cm. Quando estão presentes nas fezes possuem aparência avermelhada, devido à hematofagia que realizam no intestino dos hospedeiros.

Um aparelho bucal característico destes seres permite que eles fiquem fixos ao ducto intestinal. Na porção anterior eles possuem pequenos dentículos afiados que rasgam a parede do intestino provocando hemorragias. Através das lesões eles se alimentam, sugando o sangue do hospedeiro. Cada fêmea consegue produzir cerca de 30 mil ovos por dia. Estes se tornam embrionários em 24 horas.

verme ancilostomose

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Diante dos sintomas é comum que as pessoas logo busquem por ajuda médica. Estes tendem a ser incômodos e doloridos. Caso não se procure por um profissional o quanto antes a ancilostomose pode deixar sérias sequelas, já que costuma levar a um quadro terrível de anemia. Portanto, diante dos sintomas ou de qualquer sinal estranho que seu corpo esteja enviando, não hesite em procurar por um especialista.

Uma breve conversa com o paciente e uma análise clínica fazem o médico já suspeitar de um caso como tal. Entretanto, é importante se estabelecer o diagnóstico correto para que o tratamento seja eficiente. Desta forma, alguns exames laboratoriais podem ser solicitados. O exame de fezes talvez seja o mais eficiente neste sentido. É preciso levar o material para análise para que se observe a presença ou não de ovos dos nematelmintos nas fezes do paciente. Podem também ser encontrados vermes adultos nas fezes, assim como a presença de sangue oculto.

Após estabelecido o diagnóstico diferencial de outras parasitoses e até mesmo de anemia por outros motivos, é preciso dar início ao tratamento o quanto antes. Um quadro de desnutrição pode provocar consequências terríveis no organismo e deixar sérias sequelas.

 

Sintomas

No local por onde a larvar penetrou no organismo é gerada uma reação inflamatória de feia aparência. Com o passar do tempo é comum haver quadros de tosse e até mesmo de pneumonia, devido ao fato de as larvas estarem passando pelos alvéolos pulmonares, brônquios e outras regiões do sistema respiratório.

Ao chegarem ao sistema digestivo começam os sintomas característicos da região. Os dentes cortantes dos nematelmintos perfuram a parede do intestino provocando dores intensas, cólicas, hemorragias e náuseas. Caso não se busque logo por auxílio médico, os parasitas podem sugar tanto sangue a ponto de levar a pessoa a desenvolver uma grave anemia.  Outras consequências graves quando não se recebe o devido tratamento são caquexia, transtornos de crescimento e amenorréia, por exemplo. Mulheres grávidas podem ter partos com feto morto. Portanto, diante de quaisquer sinais procure imediatamente por auxílio médico. Sintomas aparentemente simples podem ser indícios de algo muito mais complexo.

 

Prevenção

Esta doença é bastante frequente entre pessoas que trabalham no campo ou em fazendas. Isto porque muitos ainda possuem o hábito de caminharem descalços. Uma das medidas mais importantes para manter-se prevenido da ancilostomose é sempre fazer uso de calçados, principalmente quando em contato com a terra. Esta pode estar contaminada com milhares de larvas dos parasitas, portanto, tome cuidado.

Construir sanitários adequados e com fossa séptica é outra medida de muita importância. As fezes não devem, em hipótese alguma, entrar em contato com o solo e com a água. Uma série de doenças pode ser evitada somente através desta simples medida: nunca faça suas necessidades fora do banheiro. Os portadores precisam ser devidamente tratados para que não infestem a região. É aconselhável realizar discussões na comunidade para orientar sobre a prevenção desta e de diversas outras doenças.

ciclo de vida ancilostomose

 

Tratamento

O tratamento é simples e rápido. Por este motivo, deve-se procurar sempre por auxílio médico quando algo de errado está acontecendo com o seu corpo. Desta forma você mantém a sua saúde protegida e a de outras pessoas também. Junto ao tratamento é importante ainda manter bons hábitos de higiene e jamais andar descalço sobre a terra, caso contrário um novo contágio pode se tornar possível.

Quando diante dos sintomas, procure por um médico. Provavelmente este irá indicar o uso de vermífugos e de outros fármacos para alívio dos sintomas. A melhora é rápida quando a procura por ajuda é feita no início da doença. Esta pode levar a um sério quadro de anemia e desnutrição quando não tratada devidamente. Sua vida pode ficar em risco. Portanto, não hesite em procurar por ajuda e, em hipótese alguma, realize automedicações. O uso indevido de certos medicamentos pode complicar ainda mais uma situação ou acabar levando ao surgimento de outros transtornos. Realize exames de rotina e frequente periodicamente um médico, desta forma seu organismo fica monitorado e sua saúde 100%.

Tags: , , , , , ,

24 Comentários

  1. isabelle silva de jesua disse:

    muito bom a sua pesquiza

  2. sabrina disse:

    mutio obrigada pela ajuda que vcs me derão

  3. não achei o que eu queria mais deu pro gasto

  4. anoninmo disse:

    como se reproduz]?

  5. JOSIELE disse:

    EU GOSTEI MTOOOOOOO

  6. Amanda disse:

    Gosteii muiitooo :)

  7. jhjjjjjjhhh disse:

    muito bom me ajudou mt

  8. yuri amorim disse:

    muito obriado pela ajuda

  9. Felice disse:

    Muito bom,obrigado pela ajuda :)

  10. NATÁLIA ANTONIOL disse:

    Pesquisa completa demais!!! Mas muito boa mesmo obrigada pela sua ajuda tudo que precisava encontrei aqui!!!!!

  11. Allan Davi disse:

    trabalho da escola é aki kkkk

  12. Isabel disse:

    muito legal , mim ajudou bastantee !! OBgg

  13. BEATRIZ AZEVEDO COSTA disse:

    ótimo! :)

  14. BEATRIZ AZEVEDO COSTA disse:

    Muito bom me ajudou bastante

  15. Muito bom o site e quero sempre procurar nesse site………!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Matheus Henrique Guimaraes Santos disse:

    muito bom tem cada detalhe impressionante

Deixe o seu comentário!