Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1471768617
Vida do cache: 1472992796
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

ACANTOSE

O que é acantose?

É uma das doenças da epiderme que apresenta como achado hiperplasia. Nessas doenças ocorre uma proliferação de células da epiderme, como os queratinócitos, as células de Toker, as de Merkel ou os melanócitos, por exemplo. A proliferação pode ter origem secundária e ser uma reação de algum processo inflamatório ou ser neoplásica. Quando o processo ocorre em direção da derme recebe o nome de acantose. Quando ocorre em direção da camada córnea e provoca alongamento das papilas dérmicas recebe o nome de papilomatose. Já quando ultrapassa a membrana basal e penetra na derme esta proliferação é chamada de neoplasia invasiva.

A pele humana é um órgão que faz parte do sistema tegumentar, juntamente dos pelos, dos cabelos e das unhas. As principais funções deste órgão é realizar a proteção de todos os tecidos subjacentes, regular a temperatura somática e fazer a reserva de nutrientes. A pele ainda é constituída de diversas terminações nervosas que nos garante a sensação do tato. Este revestimento externo do corpo é considerado o maior e mais pesado órgão que possuímos.

Composta por duas camadas, a epiderme e a derme, a pele humana possui uma série de órgãos anexos. A profundidade da epiderme muda bastante dependendo da região do corpo. Esta nos protege contra impactos e é a camada mais exterior da pele. Já a derme é um tecido que sustenta a epiderme, cujas principais funções são agir como isolante térmico e como reservatório energético.

acantose no pescoço

 

Agente causador

Existe uma variedade de doenças da epiderme. A acantose é uma delas. A acantose mais conhecida é a acantose nigricans. Esta é uma doença de pele na qual os locais acometidos ficam escuros, grossos e aveludados.

Associada a uma série de enfermidades como diabetes, síndrome metabólica, hipertireoidismo e ovário policístico, este tipo de acantose ainda se divide em outros quatro: a síndrome de Miescher, de origem hereditária, a síndrome de Gougerot Carteaud, possivelmente hereditária, a pseudo-acantose nigricans, que possui relação com obesidade e a acantose maligna, que se associa com frequência a algum tumor. Obesidade, alterações endocrinológicas e a carga hereditária são fatores que tendem a colocar pessoas dentro de um grupo de risco.

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Os sinais da acantose são bastante característicos. A doença costuma evoluir de maneira lenta e gradual, desta forma, diante dos acantoseprimeiros sinais logo se deve procurar por um médico. Este irá realizar uma cuidadosa análise clínica e irá fazer algumas perguntas ao paciente. Indivíduos obesos, portadores de diabetes, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, já fazem com o que o profissional suspeite de lesões de acantose.

As alterações na pele são os únicos sinais que tal disfunção provoca, portanto, são nelas que o médico irá concentrar a atenção. Os locais mais acometidos são, geralmente, as axilas, o pescoço e a virilha. Algumas vezes até mesmo os pés, as mãos e os lábios podem ser afetados. Ao examinar a aparência das lesões, suas localizações, contornos, coloração, entre outras coisas, o médico pode diagnosticar um caso de acantose.

Quando o caso for confirmado, deve-se começar imediatamente o tratamento. Não existe uma abordagem específica para tal disfunção, na realidade os medicamentos irão agir nos mecanismos que levam às alterações na pele.

 

Sintomas

As lesões começam a surgir de forma gradual. Tanto em homens quanto em mulheres elas possuem basicamente a mesma aparência. Os locais mais acometidos são as axilas, o pescoço e a virilha. No início o primeiro sinal será um leve escurecimento da pele, então esta região começará a tonar-se cada vez mais grossa. As dobras e as pregas do corpo são os locais preferidos. O processo é lento e pode demorar anos até atingir um estado no qual a pessoa busque por ajuda. A acantose de síndrome de Gougerot Carteaud costuma surgir mais em mulheres jovens. Já a acantose maligna possui relação com tumores, trazendo junto dela uma série de sintomas específicos. De forma geral, os principais sinais de acantose são:

  • Pele escura e grossa;
  • Coceira local;
  • Acomete dobras e pregas.

Na grande maioria dos casos as lesões produzem uma leve coceira, porém, o sintoma não é regra. Diante destes sinais não deixe de procurar por ajuda médica. Apesar de não causar muitas preocupações é preciso verificar se não se trata de uma acantose maligna, relacionada a tumores.

 

Prevenção

Em muitas pessoas a acantose é herdada não havendo, portanto, um número de medidas preventivas para tomar neste sentido. O que se pode fazer é consultar regularmente um médico para que a saúde de sua pele esteja sempre monitorada. Desta forma, assim que os primeiros sinais surgirem já se pode dar início ao tratamento.

Certos medicamentos como hormônios de crescimento, doses de niacina e pílulas anticoncepcionais, por exemplo, podem desencadear uma reação deste tipo na pele, é preciso ficar atento aos sinais e logo procurar por ajuda caso estes surjam. A obesidade éacantose nigricans outro fator que pode levar a uma acantose. Adquira hábitos de vida saudáveis, pratique esportes e mantenha uma dieta equilibrada.

 

Tratamento

Não existe um tratamento específico para acantose. Alguns fármacos podem ser utilizados para prevenir as alterações na pele, enquanto que se sessões de laser terapia e de dermoabrasão são úteis para amenizar os danos e para deixar a superfície agredida menos espessa.

As lesões podem levar alguns pacientes a sofrer de depressão, já que existem casos de escurecimentos extensos em áreas como o rosto, o pescoço ou os braços. É bastante importante buscar a ajuda de um profissional e receber a atenção de um psicólogo. Grupos de apoio também podem ser úteis. Atualmente estão disponíveis no mercado algumas pomadas que suavizam as lesões deixando as áreas mais claras. Loções com vitamina A também podem ser aplicadas com o intuito de promover melhoras.

De qualquer forma, não deixe de buscar por ajuda diante dos primeiros sinais. A acantose não costuma causar muitos transtornos para a saúde, porém, todos os casos precisam ser avaliados por um médico para que este exclua a possibilidade de doenças mais graves. Cuide bem da sua saúde, consulte regularmente um médico.

24 Comentários

  1. Amanda Alais disse:

    Olá…
    me sinto um pouco aliviada confesso.
    tenho 20 anos atualmente, e desde meus 11 anos comecei a apresentar esses sintomas, venho de família muito simples, meus pais são analfabetos, nunca tiveram acesso a escolas devido a dura labuta de suas vidas, quando comecei apresentar esses sintomas, por falta de conhecimento deles e também da sociedade achavam que era por falta de higiene e então começou uma trajetória um tanto constrangedora pra mim, esfregar por varias vezes na hora do banho.., coisas do tipo.
    as pessoas me viam e antes de ver meus olhos elas vêm ate hoje meu pescoço, assim como axilas, evito rouras que deixem expostas essas áreas, não por falta de vontade de usa-las mas pra evitar olhares que me mata por dentro.
    ver alguém me olhar estranho é triste.
    tenho vários amigos e eles nunca me perguntaram oque é isso, não por curiosidade mas por vergonha.
    tudo que li aqui acerca das causas dessa doença se encaixam comigo.
    tenho a síndrome de policistos, obesidade, por vários anos fiz tratamento com anticoncepcionais.
    se passo um certo período de tempo no sol, minhas manhas do pescoço coçam demais, e noto que tem períodos em que elas estão mais claras e outros super escuras.
    é definitivamente constrangedor, sou professora de classes infantis e eles me perguntam porque está sujo?
    na academia tenho vergonha de malhar braços, pois vejo olhares indiscretos de nojo.

    • Marcia Aparecida Mazur disse:

      Ainda não procurei um médico, por vergonha, receio… resolvi procurar na internet, encontrei este site e lendo os comentários, percebo que estou dentro do grupo de risco: tenho hipertireoidismo, descobri ha pouco tempo um mioma e não tinha ideia que essa mancha no pescoço poderia ser tão grave. Tambem sou professora, só uso o cabelo solto, pelos olhares e comentarios dos alunos e ate mesmo dos colegas de trabalho. Fiquei preocupada, por saber que não tem um tratamento especifico pra doença, quem tiver novidades, gostaria de saber.

  2. zadsom disse:

    Felizmente após 35 anos de pesquisa sobre Acantose Nicricans, observação e experimento, consegui chegar as causas e tratamento para este constrangimento, consegui eliminar este problema de forma definitiva em 30 dias, portanto não desanimem, acredito que logo estará ao conhecimento de todos, meu esforço não foi e nem será em vão.
    Zadsom

    .

  3. FERNANDA disse:

    Eu comecei a apresentar essas manchas no final do ano passado. Sentia vergonha, parecia sujeira. Fui no médico e ele me disse que era alergia ao anticoncepcional. Felizmente procurei um endocrinologista, descobri a diabetes tipo 2 e iniciei o tratamento para obesidade.
    Em 3 meses já perdi 13 quilos e controlei a glicose. As manchas sumiram. Estou convencida de que reeducar-se e aprender a comer como o corpo precisa, é o melhor remédio.

  4. Deise disse:

    Eu e minha filha temos e não sabíamos o que era. Já fomos a 2 endócrinos e eles dizeram que tínhamos de emagrecer. Mas existem outros fatores pelo que vi na reportagem. Além de hereditariedade, tomamos pilula e ambas temos problemas no útero – eu tenho miomas e ela cisto no ovário. Eles sequer olham direito e já vem com o discurso do emagrecimento. Acho até preconceituoso. Mas continuarei procurando um profissional sério para tratamento.

    • Como é difícil achar um endócrino esclarecido que investigue a fundo que pessa exames e que nos ajude não é?? O meu me disse que é mais fácil curar um tumor no cérebro do que a obesidade, VC acredita??

  5. simone isaias disse:

    Muito bom. Tirei varias duvidas

  6. lesley disse:

    Eu tenho essa doença.. ja gastei rios de dinheiro tentando pelo menos diminuir mais nada ate agora.. nao existe nenhuma pomada ??? Ninguem pesquisa a cura pra todo esse sofrimento?

    • Eduarda Moura disse:

      a acantose ocorre em decorrência a alguma outra doença q vc provavelmente tem; aconselho a investigar isso melhor, e tratar essa doença, juntamente ao uso d uma pomada como as citadas no texto, pq a acantose em si n tem tratamento.. =/
      por vc ser mulher (sendo ou n ‘gordinha’), pode ser ovário policístico, por exemplo.. mas além desse, existem outros problemas q estão relacionados, então o melhor msm eh conversar com seu médico.

    • val Basso disse:

      Tem uma pomada chama bepantol ela da bom resultado em pouco tempo já usei mas o cheiro não é muito bom

  7. maria sebastiana da silva disse:

    eu tenho acantose a muito tempo mas só tive o diagnostico a um ano, meu médico mandou fazer um exame de um pedacinho da pele.

  8. tive hoje com a minha dermatologista e tive mais conhecimento sobre acantose a muitos anos comvivo com esse problema de pele hoje tenho 12 anos mais tenho acantose des dos 7 anos.

  9. carmem disse:

    meu esposo é meio gordinho e percebo q na dobra do pescoço a pele é escura,porém não é grossa.As vezes sofre até piada.Um dia um irmão dele disse assim: ei mano,
    manda tua mulher passar uma escova no seu pescoço q tá encardido, aí foi q percebi a pele diferente da minha.

  10. Edinéia disse:

    essa doença só escurece a pele ou as unhas do pé também?
    Fui alertada por um endócrino que meu filho caçula poderá ter Diabete futuramente, devido ao pescoço isso à 3 anos, mas não falou em medicamento,exames, qual especialista devo passá-lo

  11. Edinéia disse:

    essa doença só escurece a pele ou as unhas do pé também?

  12. Edvania maria disse:

    Boa noite ,procuro ajuda para essas manchas .

  13. fabiana disse:

    quero saber um tratamento ou remedio especifico para essa doença.

  14. Felipe disse:

    Há possibilidades de surgir acantose na glande peniana?

  15. maria disse:

    nossa estou pâsmea pensava que fosse sujeira, mas sei que é excesso de pesso e açucar, obrigado

  16. Andressa disse:

    Gostaria de saber se essa doença tem como sintoma além da coceira a escamação.

  17. Luciana disse:

    Eu tenho essas manchas no pescoço e nas axilas e também coçava agora lendo eu sei o que tenho.
    Obrigada pelos esclarecimentos agora sei como tratar.

  18. ISIDRO cumaio disse:

    obrigado por tudo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.