Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Saúde da Mulher > A Endometriose e a Gravidez

A Endometriose e a Gravidez

O que é a endometriose?

O endométrio é uma camada que reveste a parte interna do útero. Esta mucosa é bastante sensível ao ciclo menstrual e a suas alterações, sendo também o local onde o óvulo, depois de fertilizados, implanta-se. Quando não há fecundação, grande parte do endométrio vai embora. Já o que sobra volta a crescer, dando continuidade ao ciclo.

A endometriose é uma condição inflamatória gerada por células desta mucosa que, em vez de irem embora, vão para outro sentido. Elas caem nos ovários ou até mesmo na cavidade abdominal, continuando a se multiplicar. Com isto, ocorrem sangramentos e dores, característicos da enfermidade.

A forma grave da doença recebe o nome de endometriose profunda. As causas que levam a tal transtorno ainda não foram bem estabelecidas, sendo que uma das hipóteses é o refluxo do sangue através das trompas de Falópio durante a menstruação. Outra possível causa tem origem genética e pode estar relacionada a deficiências no sistema imunológico.

Diante dos sintomas é importante consultar um médico. A endometriose é uma doença crônica que tende a regredir espontaneamente, no entanto, ela precisa de um devido controle. Em casos de mulheres que sofrem da condição mas, que já tiveram filhos, muitas vezes é considerado a remoção por completo do útero e dos ovários.

Endometriose e a gravidez

 

Sintomas da endometriose

Para saber se existe ou não um problema é preciso se submeter a alguns exames para o correto diagnóstico. Geralmente, é através de testes clínicos e de exames laboratoriais e de imagem que o médico chega ao resultado. É importante ficar atento aos sinais e consultar um profissional diante dos primeiros indícios. Os sintomas da endometriose são:

  • Dor durante as relações sexuais;
  • Sangramentos e dores intestinais durante a menstruação;
  • Infertilidade;
  • Cólicas que tendem a aumentar em intensidade durante os anos.

Em algumas situações a endometriose pode ser também assintomática. Para manter o organismo seguro e bem monitorado não deixe de realizar exames com frequência e de consultar um médico periodicamente.

 

Quem tem endometriose pode engravidar?

Recentemente surgiram alguns debates relacionados a esta pergunta. A mulher que sofre de endometriose pode engravidar? Sim, ela pode. Na realidade a endometriose é capaz de impedir uma gravidez, entretanto, não são em todas as situações que isto acontece.

O risco de infertilidade fica maior quando a doença já está em estágio avançado, por isto é fundamental um diagnóstico precoce. Além disto, algumas pessoas são mais predispostas a ter obstruções na tuba uterina, dificultando uma gestação.

Questões imunológicas e hormonais também possuem relações com este impedimento, fato que explica casos simples de endometriose nos quais não há possibilidade de gravidez. Portanto, quem sofre com a condição pode sim engravidar. O que irá determinar este impedimento é o organismo da pessoa e as características de cada endometriose.

Através de exames de rotina e da consulta periódica ao médico a endometriose pode ser prevenida. Cuide bem da sua saúde e mantenha o seu organismo monitorado. Quanto antes for diagnosticada, menores serão os danos provocados por esta enfermidade.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>